domingo, 28 de agosto de 2011

Raio-X de Anderson Silva x Yushin Okami

Esta materia saiu sábado, 27 de agosto de 2011 - 16:46:01, ou seja, antes do combate, e esta correta em sua previsão, foi exatamente o que aconteceu. 

Por Fernando Zanchetta, do Yahoo! Esportes
Foto UFC

Quando a porta do octógono fechar pela última vez no UFC Rio para a  luta principal da noite, trará o astro brasileiro supercampeão dos médios (até 84kg) Anderson Silva contra o japonês Yushin Okami.
O cardápio do combate carrega grande expectativa em praticamente todos os sentidos. Abaixo, analisamos detalhes que podem fazer a diferença. Confira!
Versátil x Metódico
Silva não é exatamente um estrategista por natureza. Obviamente, tem pontos fracos e fortes, mas é realmente difícil vê-lo se perder em enrascadas na arena de luta, seja em qualquer campo que o combate se desenrole. O senso de confiança em constante desenvolvimento o faz adotar com frequência a postura de contragolpeador.
Mesmo bem menos vistoso, o estilo calculista e metódico de Okami rende perigo pelo ritmo imposto e por basicamente ser menos passível de erros. O atleta é um dos melhores representantes da escola asiática, com artifícios sempre usados de forma bem treinada e definida.
Diferencial em questão
O breve retrospecto aponta: nas duas últimas lutas, Anderson venceu Chael Sonnen com triângulo (estrangulamento com as pernas) após literalmente apanhar por mais de 23 minutos. Depois, abusou da precisão na 'luta do século', onde garantiu nocaute eletrizante sobre Vitor Belfort, com o antológico - e até então inédito em disputas de MMA - chute frontal no queixo.
Fatos como estes confirmam que o brasileiro ainda tem, sempre em dia, o 'algo a mais' e o diferencial que o mantêm campeão. Em miúdos, o ponto-chave frequentemente está guardado em algum fator-surpresa, que funciona como grande trunfo. Veremos se contra Okami haverá mais surpresas na manga.
Polêmico ou não, o trunfo de Okami para o desafio justamente é a vitória por declassificação contra Silva, em 2006, quando se enfrentaram pela primeira vez no extinto Rumble On The Rock.
Foi a última derrota do Spider no MMA, que pouco depois entrou para o UFC. Para o novo desafio, o nipônico mantém postura serena, e disse que precisrá usar "absolutamente tudo o que aprendeu" na carreira como lutador para vencer o brasileiro.
Dois gumes

Uma vitória neste combate será de grande magnitude seja para qual lado for. Se Anderson tiver o braço levantado no fim, vai reforçar a sonora invencibilidade para 14 lutas no Ultimate, e terá defendido com sucesso o título 10 vezes. Além disso, fará a festa da torcida brasileira e reforçará ainda mais o nome como principal embaixador do MMA no País.
Se Okami for o vencedor, simplesmente vai desbancar o lutador mais perigoso do planeta dentro de casa. As consequências do resultado positivo devem torná-lo, além de provável herói nacional no Japão, a maior zebra da história da modalidade.
Neutralizar: palavra de ordem

Yushin Okami sabe que até agora o caminho mais eficiente para vencer Anderson é tentar colocá-lo de costas no chão. Foi assim que Sonnen (parceiro de treinos do japonês) quase carimbou a primeira derrota no currículo do brasileiro no Ultimate, na edição 117 (agosto de 2010).
O asiático deve apostar todas as fichas no fundamento para surpreender. O arsenal de quedas e o estilo de controle no chão tem muitas semelhanças com os do falastrão norte-americano. Será a melhor fórmula?
Além de todas as habilidades descritas acima, o Spider também tem padrão eficiente de jiu-jitsu defensivo, já colocado a prova em algumas oportunidades, como a contra o próprio Sonnen e também contra Dan Henderson (UFC 82, em 2008).
Palpite
Okami realmente deve se apresentar no melhor da forma física e técnica. Mas não conseguirá tirar o cinturão do brasileiro. Anderson Silva vence por nocaute no segundo round

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario. Agradecemos