segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sem vitamina B12, o cérebro encolhe

Sem vitamina B12, o cérebro encolhe
O pescado, a carne, o leite e os ovos são as principais fontes de vitamina B12, também conhecida como cobalamina. A falta desta substância na dieta pode fazer com que o cérebro perca células cerebrais e desenvolva problemas cognitivos, segundo um estudo publicado hoje na Neurology, a revista da Academia Americana de Neurologia.

Na pesquisa participaram 121 pessoas maiores de 65 anos as quais foram acompanhadas e fizeram medidas dos níveis de vitamina B12 e dos metabolismos que podem indicar uma deficiência de vitamina B12.

Os participantes também passaram por testes de memória e outras habilidades cognitivas. Quatro anos e meio mais tarde, imagens por ressonância magnética dos cérebros dos voluntários mediram o volume cerebral total e outros sinais de dano cerebral. Deste modo os cientistas comprovaram que níveis altos dos marcadores de deficiência de vitamina B12 estavam associados a menores pontuações nos testes cognitivos e a um menor volume cerebral total.

- "Ainda é muito cedo para dizer se o aumento dos níveis de vitamina B12 em pessoas idosas através da dieta ou de suplementos poderiam prevenir estes problemas", advertiu
Christine C. Tangney do Centro Médico Universitário Rush, em Chicago (EUA), coautora do estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario. Agradecemos