quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Homens e mulheres conseguem ser amigos de verdade?

Existe uma amizade sincera e sem interesse entre os homens e as mulheres ou um lado sempre vai querer algo mais?

Se você quiser criar uma polêmica entre seus amigos, pergunte se eles acreditam na amizade entre homens e mulheres. Enquanto parte das pessoas apoia fortemente uma relação honesta entre os sexos, outros acham impossível a existência de um relacionamento sem interesse.
O que deixa as opiniões ainda mais divididas são as experiências pelas quais cada um passa. A auditora Rafaela Silva, de 23 anos, acha difícil uma amizade sem interesse. "Foi assim que aconteceu comigo e meu ex-namorado: ele foi meu melhor amigo por um longo tempo, até viajarmos juntos e rolar um clima. Nem preciso contar o final, né? Deu namoro."
A coordenadora de treinamento Mariana Perroni, de 23 anos, até vê vantagem na amizade entre homens e mulheres. "Acho incrível ter amigos homens. Você aprende tanto com eles e acaba desmistificando aquela imagem do homem-intocável-indecifrável e vê que por trás da casca grossa tem um ser humano como você."
Para a psicoterapeuta Maura de Albanesi, a amizade sincera é possível, mas as mulheres não podem esquecer que o relacionamento pode evoluir. "Nossa libido está ligada à admiração que sentimos pela pessoa e, com a intimidade, o relacionamento pode mudar", afirma.
Para evitar que uma das partes desenvolva um interesse maior pela outra, é preciso atenção. "Quanto mais se cria intimidade, mais a pessoa perde o referencial. Os limites têm que estar muito claros", explica Maura. "Todo relacionamento deve ter um distanciamento, não se pode relaxar totalmente", completa.
Levando numa boa
Apesar de toda a controvérsia, existem mulheres que lidam muito bem com esse conflito entre amor e amizade. "Homens e mulheres podem ser grandes amigos e rolar um interesse sexual, por que não? O que não dá é pra viver na hipocrisia de 'não, não fico com ele porque ele é só meu amigo'", opina a advogada Milena Borges, de 24 anos.
"O importante é saber que amigos são uma espécie cada vez mais difícil de se achar e, por isso, devem ser tratados com muito carinho", finaliza.
Opinião dos internautas
A maioria das pessoas que participaram da nossa enquete acreditam que a amizade sincera pode acontecer entre homens e mulheres. Mas a disputa não foi tão fácil: um terço dos participantes não concordam com a existência da relação sem interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario. Agradecemos