Sobre duas rodas, a lei número 1 é não ser guiado por impulsos
Ultrapassar na dúvida
Mire no retrovisor central do motorista à frente. Se ele estiver olhando para o lado, é provável que mude repentinamente de faixa – e sem dar seta.
Fitar um traseiro
Sabe aquela delícia desfilando na calçada? Esqueça. Uma distração dessas pode meter você num acidente inesquecível – ou fatal.
Levar um garupa inquieto
A pessoa deve se deixar levar, sem fazer contrapeso ou forçar na direção do seu movimento.
Colar no meio-fio
Faça as curvas a pelo menos 1 metro da calçada. Junto à guia, sempre tem sujeira. Latinha amassada vira casca de banana.
Voar
A 180 km/h, por exemplo, você percorre 48 metros por segundo e gasta cerca de 90 metros para efetuar a frenagem total. Ande na boa e, numa emergência, use os dois freios juntos.
Tomar vento na cara
Renuncie ao impulso de andar sem capacete. Se bater assim, o caixão ficará fechado. E deixe a viseira abaixada. Uma pífia pedrinha é capaz de provocar uma grave lesão ocular.
Achar que sabe tudo
Encarar um curso de aperfeiçoamento em pilotagem não é pagar mico. Motocicletas são máquinas. Aprenda a lidar com elas e viva a mil.
TRATAMENTO VIP
Dicas do restaurador e colecionador José Peloso Filho, da Recar Motos (São Paulo), para dar vida longa à sua máquina
BEM GUARDADA
Tomou chuva? Seque e lubrifique a moto para manter a pintura em dia e evitar ferrugens. Se você usa capa, espere o motor esfriar para colocá-la.
TORNEIRA FECHADA
Moto antiga? Trave a torneira da gasolina e deixe o motor ligado. Desligue quando ele começar a falhar. Conserva o carburador.
PEDAL SALVADOR
Se seu xodó fica um tempão na garagem, dê umas “pedaladas” a cada três meses, mesmo com o tanque vazio. Assim os pistões se movimentam e o óleo circula.
LIÇÃO BÁSICA
Verifique as condições deóleo, pastilha, lona de freio e filtros de ar e de óleo a cada 500 quilômetros.
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