quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quais as categorias de veículos?

Se é homem gosta de carros, se gosta mesmo, tem que entender tudo de carro, ou pelos menos muita coisa.

Sabe classificar os carros corretamente? Veja abaixo!

As montadoras classificam os veículos de acordo com suas características. Confira a lista e conheça melhor o tipo de carro que você tem ou descubra a categoria que mais lhe agrada

Hatch compacto
Considerados modelos de entrada, são os mais simples e baratos do mercado. Com opções de três ou cinco portas, na maioria das vezes são equipados com motores flex (bicombustível) 1.0.
São práticos para serem usados na cidade pois, pequenos, são simples de manobrar e cabem em vagas pequenas na hora de estacionar. Em contrapartida, os hatchs compactos não têm diferencial no acabamento, têm porta-malas pequenos e, embora estejam autorizados a levar até cinco pessoas, pecam no conforto.
Os compactos são os carros na medida para pessoas solteiras e jovens casais que estejam comprando seu primeiro carro.
Exemplos de hatches compactos:
VW GolVW FoxFord KaFiat Palio
Fiat UnoChevrolet CeltaChevrolet CorsaChegvrolet Agile
Peugeot 206Peugeot 207Kia Picanto
Hatch médio e esportivo
Maiores que os compactos de entrada, os hatches médios têm motor mais forte (com mais potência que o usual 1.0). A esses carros, cuja faixa de preço difere bastante dos menores, as montadoras oferecem mais detalhes de acabamento e opcionais mais sofisticados.
Por essas razões, eles são a opção para quem quer um pouco mais de conforto e desempenhos.
Pessoas com perfil mais jovial e esportivo, que gostam de mais velocidade, solteiros ou famílias pequenas podem encontrar seu veículo dentro dessa categoria.
Exemplos de hatches médios e esportivos
Fiat StiloFiat PuntoRenault SanderoVW Golf
VW PoloChevrolet AstraPeugeot 307Ford Focus
Sedã compacto
São modelos que as montadoras geralmente desenham a partir de hatches compactos - também conhecidos como versões de três volumes.
Assim como seus "irmãos menores", a motorização não é esportiva e, na maior parte das vezes, é oferecido ao consumidor modelos bicombustíveis (flex).
O principal atrativo da categoria - o que a faz cobiçada por casais com filhos pequenos - é o porta-malas.
Exemplos de sedãs compactos
Chevrolet Corsa SedanChevrolet Corsa ClassicChevrolet PrismaVW Voyage
Ford Fiesta SedanRenault LoganFiat SienaPeugeot 207 Passion
Sedã médio
Favorito de consumidores de perfil mais conservador, que gostam o design de três volumes e precisam de muito espaço de porta-malas, os sedãs médios são carros tipicamente familiares.
As opções de motores são mais fortes que os dos sedãs compactos, assim como quando se comparam os hatches compactos e médios. Os cuidados com acabamento e opcionais também seguem a mesma linha.
Exemplos de sedãs médios
Fiat LineaVW JettaVW Polo SedanVW Bora
Chevrolet VectraNissan SentraKia CeratoHonda Civic
Toyota CorollaRenault MéganeCitröen C4 PallasPeugeot 307 Sedan
Sedãs grandes
Luxo e conforto são as palavras de ordem nesta categoria, composta majoritariamente por modelos importados.
Os sedãs grandes são, obviamente, carros grandes. Potentes, são os favoritos de consumidores de grande poder aquisitivo, como executivos ou empresários.
Exemplos de sedãs grandes
Ford FusionVW PassatToyota CamryHyundai Azera
Audi A6Audi A8Citroöen C5Peugeot 407 Sedan
Honda AccordMercedez-Bens Classe EMercedes-Benz Classe SChrysler 300C
Monovolume e minivan
Espaço para grandes famílias e conforto para grandes viagens são as principais razões que levam consumidores a escolher carros modelo monovolume.
Os automóveis dessa categoria podem levar cinco ou mais passageiros - dependendo do modelo do veículo. Amplo espaço interno e versatilidade na configuração dos bancos são vantagens dos modelos, assim como a posição privilegiada em que fica o motorista pois quase todos os modelos são mais altos que os automóveis comuns.
Exemplos de monovolumes
Chevrolet MerivaChevrolet ZafiraCitröen PicassoRenault Scénic
Honda FitFiat IdeaMercedes-Benz Classe ANissan Livina
Perua (station wagon)
O espaço interno das peruas - também conhecidas como station wagons (e daí vem a sigla SW que acompanha o nome de alguns modelos) - faz com que elas sejam adequadas a quem leva muita bagagem em viagens e, claro, famílias grandes.
Os preços dos modelos podem variar muito - conforme o número de opcionais e quantidade de tecnologia aplicada aos veículos. Há opções bastante simples como as versões básicas do Fiat Palio Weekend e a VW Parati até opções com recursos de luxo, sensores eletrônicos de velocidade e estacionamento, muitos airbags e até teto solar.
Exemplos de peruas
VW ParatiVW SpaceFoxVW Jetta VariantVW Passat Variant
Fiat Palio WeekendPeugeot 207 SWPeugeot 307 SWToyota Fielder
Picape
Originalmente desenhadas como veículos de trabalho, as picapes passaram a ser desejadas por consumidores jovens, que buscam lazer em viagens e práticas esportivas por causa do espaço na caçamba. Outro motivo é a vantagem visual do motorista sobre os demais por causa da diferença de altura desses veículos em comparação com os tracionais.
Elas podem ser do estilo leve - derivadas de automóveis, com motor flex, cabine simples e tração 4x2, médias - que têm opção para motor a diesel, cabine dupla e tração 4x4, e grandes - geralmente equipadas com motores turbodiesel.
Exemplos de picapes
Chevrolet MontanaChevrolet S10VW SaveiroVW Amarok
Ford RangerFord F-250Ford CourierFiat Strada
Nissan FrontierMitsubishi L200Toyota Hilux
Utilitário esportivo (SUV)
Objeto de desejo para quem gosta de viver ao ar livre, os utilitários esportivos (ou SUVs - sport utility vehicle) ganharam fãs no asfalto e versões que vão desde as mais simples até as super luxuosas.
Os modelos da categoria tem carroceria alta e, geralmente, opção de tração 4x4. Originalmente foram projetados para andar em qualquer terreno, mas nem todas as versões são as melhores opções para dar uma volta fora do asfalto - especialmente os modelos leves como o FordEcosport e o Tucson 4x2.
Os utilitários esportivos de topo de linha incorporam o que há de top em tecnologia automotiva e luxo no acabamento como sensores de velocidade e estacionamento, comandos digitais, motorização potente, tração 4x4, controle de estabilidade e controle de descida sobre pisos escorregadios.
Exemplos de utilitários esportivos
Ford EcosportChevrolet TrackerChevrolet BlazerChevrolet Captiva
Mitsubishi PajeroMitsubishi TR4BMW X5Hyundai Tucson
Hyundai Santa FéHyundai Vera CruzJeep CherokeeLand Rover Range Rover
Nissan XTerraNissan PathfinderToyota Hilux SW4Kia Sportage
Kia SorentoVW Touareg
Esportivo e conversível
Muita potência, muito luxo e muito preço. O mundo dos esportivos e conversíveis é para os poucos que têm a conta bancária preparada para dirigir esse tipo de carro.
Esses automóveis têm, geralmente, pouca distância do solo pois, feitos para correr, precisam de controle aerodinâmico que pressione o carro para baixo. O recurso dos aerofólios está presente os modelos mais rápidos. Os conversíveis, além disso, têm a capota rebaixada.
Nessa categoria, não há limite para o número de cavalos no motor - e quanto mais melhor. É nela que se encaixam todos os modelos fabricados pela Ferrari, Porsche e Maserati.
Exemplos de esportivos e conversíveis
Modelos FerrariModelos MaseratiAudi TTAudi A4 Cabriolet
Audi A5Mercedes-benz SLKBMW linha M
Utilitário comercial
De dimensões variadas, com caçamba fechada e pensados para acomodação de carga, os utilitários comerciais foram projetados para realização de tarefas de trabalho. Servem muito bem para atividades de entrega de cargas.
Exemplos de utilitários comerciais
Fontes: Manual do Motorista, sites de montadoras, da Anfavea e da Fenabrave
Renault KangooFiat DoblôJinbei TopicHafei Towner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario. Agradecemos